Mario Kart 64



Nome: Mario Kart 64
Plataforma: Nintendo 64
Desenvolvedora: Nintendo
Gênero: Corrida

Mais louco que Mario Kart rodando na banana!

Após o sucesso do campeonato anterior, em Super Mario Kart, Mario e seus amigos se juntaram novamente para disputar outro torneio de corrida de karts, agora em 3D! Quem será o vencedor dessa corrida maluca?

O jogo não tem muita história, e se tiver, está só no manual (e quem lê o manual, afinal?). O que importa é que, assim como em Super Mario Kart, o jogador pode escolher um entre 8 diferentes motoristas para disputar as corridas (são eles: Mario, Luigi, Peach, Toad, Yoshi, Wario, Bowser e Donkey Kong). 




Welcome to Mario Kart!

Esses motoristas não são iguais em todos os aspectos – os da classe Lightweight (Peach/Toad/Yoshi) são os mais rápidos, mas também os mais fracos: se colidirem com um adversário de outra classe começam a rodar (isso é chato, principalmente na linha de largada e em battles). A classe oposta, Heavyweight, mais lenta e mais forte, é composta por Wario, Bowser e Donkey Kong. O Mario, junto com seu irmão Luigi, faz o que ele sabe fazer de melhor: ser bom em tudo e ao mesmo tempo não ser realmente bom em nada.

Como é marca registrada do jogo, durante a disputa os oponentes podem jogar todo tipo de itens nos adversários para tentar obter vantagens durante a corrida. O primeiro lugar normalmente obtém itens mais fracos, como cascas de banana e cascos verdes, que andam em linha reta. Jogadores em posições intermediárias obtém itens como cogumelos, que aumentam a velocidade do jogador, e cascos vermelhos, que perseguem o adversário à frente. O último lugar recebe itens como a estrela, o raio e o casco azul, que atinge o primeiro colocado e do qual não se pode desviar. Por causa disso, é difícil que o primeiro colocado se distancie consideravelmente dos outros, já que ele constantemente irá receber itens piores.

Select your player!

Uma ferramenta importante, mas pouquíssimo usada pelos jogadores em geral, é aquela ativada pelos botões L e R, os pulos e slides. O pulo é útil para desviar de uma bomba ou casca na última hora. O slide é ainda mais útil, pois permite fazer curvas sem perder velocidade (embora as curvas não fiquem tão fechadas quanto seria ideal). Além disso, se o jogador mantiver o slide por um tempo determinado, virando a alavanca da direita para a esquerda, ele recebe um miniturbo, que permite que seu percurso pela pista seja consideravelmente mais rápido. 

O jogo tem vários modos de jogo. O primeiro é o Grand Prix, no qual até dois jogadores jogam um torneio composto de 4 corridas contra o computador. No começo há 3 dificuldades disponíveis, 50cc, 100cc e 150cc, mas é possível liberar o Extra, no qual as pistas são invertidas, se todos os torneios forem vencidos. Uma coisa irritante é que, por mais que se corra e deixe todo mundo pra trás, sempre tem um computador colado em você. É tipo Need for Speed nesse aspecto.

Rainbow Road!

Há também as Time Trials, que como o nome indica, são corridas no qual um jogador sozinho, que dispõe de apenas 3 cogumelos como itens, deve fazer o menor tempo possível em cada uma das pistas. Nessa parte dá pra se ver que há mais profundidade em Mario Kart como um jogo de corrida do que se pensa, e não é trivial fazer um tempo bom. Nas jogadas subsequentes é possível ver um fantasma de sua melhor tentativa, o que deixa ver onde se está correndo rápido ou errando muito. Infelizmente, quando o videogame é desligado o fantasma desaparece, o que é um grande ponto negativo. (Um acessório extra, o Controller Pak, permite guardar apenas 2 fantasmas permanentemente). Se um tempo alvo for atingido, é liberado o “Course Ghost”, que é um fantasma do próprio jogo a ser batido. Não costuma ser muito difícil bater eles com alguma prática.

Beat the time!

Não poderia deixar de falar dos modos multiplayer. Mario Kart 64 foi o principal jogo a promover o multiplayer do Nintendo 64, e o primeiro a ser lançado (em fevereiro de 2007) a permitir que 4 jogadores participassem. Se estiverem se perguntando por que estou escrevendo sobre esse jogo, respondo: há pouco tempo, virei a noite jogando ele com 4 dos meus colegas (parei às 6h30). Se isso não testemunhar quanto ao valor do multiplayer desse jogo, não sei o que testemunharia.

Um modo é o VS, no qual 2 a 4 jogadores disputam as corridas (sem computadores). É o principal atrativo de Mario Kart 64, pois é muito divertido jogar com várias pessoas ao mesmo tempo. A natureza auto-compensadora do jogo também torna a disputa um pouco mais justa, mesmo que o nível de habilidade dos jogadores seja consideravelmente diferente. Também há o Battle, modo no qual todos os jogadores possuem 3 “balões”, e, cada vez que um é atingido por algum item ele perde um balão. O que ainda tiver balões no fim do jogo vence. 

Modo Battle!

Comparado ao Super Mario Kart, os gráficos desse jogo são deslumbrantes, com seus cenários 3D semelhantes aos de Super Mario 64, embora sejam admitidamente meio “triangulados” demais, defeito do próprio console. Em uma das pistas, Royal Raceway, é inclusive possível ver o castelo do Mario 64, que muita gente acha que é um corta-caminho e fica preso lá.  Há pistas na grama, como Luigi Raceway, nas montanhas, como Choco Mountain, e até urbanas, como Toad’s Turnpike. Essa última é divertida pelo desafio adicional de ter de desviar dos carros trafegando na pista, e Yoshi Valley é uma pista com diversos caminhos possíveis, na qual o jogo nunca informa sua posição.

               A voz dos personagens é irritante, mas não chega a incomodar tanto. Os sons do jogo são passáveis, em sua maioria – não causam grande impacto, mas também não atrapalham a experiência. Destaco Rainbow Road como a pista mais bonita do jogo, e com uma música acima da média. Diferentemente de Super Mario Kart, é difícil (mas não impossível) cair em Rainbow Road, pois a pista é quase toda cercada.



               Em resumo, Mario Kart 64 é um jogo um pouco repetitivo para 1 jogador, mas sua maior força está no multiplayer, que pode ser aproveitado por pessoas de diversos níveis e idades. Não pode faltar em qualquer coleção de Nintendo 64!

PONTUAÇÃO:
Gráficos: 8
Som: 6
História: existe?
Gameplay: 9
Fator Replay: 10
Dificuldade: 5
Cair da primeira para a última posição: Frequente
NOTA: 9/10

1 comentários:

  1. André Lira disse...:

    É possível jogar para 3 ou 4 jogadores com todos os adversários???

Postar um comentário