Final Fantasy I


Nome: Final Fantasy I ( capa meramente ilustrativa)
Plataforma: NES, GBA, PS1, PSP
Gênero: RPG
Desenvolvedora: Square Enix
Versão jogada: GBA



O mundo é sustentado pelo poder de quatro cristais elementais: Fogo, Água, Vento e Terra. Mas eventos aconteceriam no qual esses cristais iriam escurecer, perder sua força. No reino de Cornelia, quatro viajantes chegam portando um cristal elemental cada um. Eles decidem falar com o rei e ao ver os cristais, percebe que eles são os guerreiros da profecia, os que apareceriam para salvar o mundo! Mas a primeira missão deles é salvar a princesa de Cornelia que foi raptada  pelo melhor cavaleiro do reino, Garland, que subitamente se tornou mal. Assim começa a aventura dos nossos quatro guerreiros para salvar a princesa e recuperar o poder dos cristais!



Welcome to Cornelia! I like Swords!

Final Fantasy I, o jogo que salvou à Square da falência, que revolucionou o mundo dos RPGs, enfim, fez de tudo. Sakaguchi apostou tudo nesse jogo, se ele não desse certo não teríamos os jogos da Square que foram feitos até hoje e felizmente deu certo! O jogo veio aproveitando o máximo dos gráficos do NES, um estilo de batalha diferente da outra série de RPG Dragon Quest, uma história simples, mas que funciona até hoje e é usado por muitos jogos, de diferentes maneiras, mas ela é a base para isso, e uma dificuldade difícil, batalhas randômicas aconteciam toda hora, os personagens erravam os inimigos, as dicas do jogo para onde ir eram muito obscuras, etc.

Passou-se anos após a criação desse primoroso RPG, e a Square decidiu fazer um remake dele para outras plataformas e o primeiro foi no PS1 com Final Fantasy Origins, que inclui FFI e FFII e veio com os gráficos melhorados ( muito melhores) e uma dificuldade mais fácil. Depois veio um port para o GBA, com os gráficos melhores, uma dificuldade extremamente fácil, mas que contava com quatro dungeons bônus que continham bosses (chefes) conhecidos de outras séries. E por último o port para PSP, aonde eles mudaram os gráficos novamente, lembrando o estilo do RPG Maker VX. Estarei mais focado em falar da versão do GBA, a que eu joguei e terminei.

Gráficos do PSP lembram o do RPG Maker VX.

Bem, falando sobre o jogo agora, no começo dele o jogador tem a opção de montar o seu time que irá utilizar, contando com seis classes diferentes: Warrior, Thief, White Mage, Black Mage, Red Mage e Monk. Warrior é mais focado em dar ataques mais fortes e possui uma defesa alta, literalmente o tanker (aquele que apanha para os outros sobreviverem ou terem a chance de atacar) do jogo. O Thief possui ataques fracos, mas uma agilidade alta, sendo quase sempre o primeiro a atacar e pode usar sua habilidade Steal para roubar itens dos inimigos. O White Mage é o principal curandeiro do grupo, o responsável por deixar o time em pé com suas magias de cura, mas possui uma defesa baixa. O Black Mage é focado em magias de ataque, com suas destrutivas magias de fogo, trovão e outros, mas como o White Mage, também possui uma defesa baixa. O Red Mage é um híbrido de White Mage e Black Mage, ele pode usar tanto magias de cura ou de ataque, além de poder utilizar as armas do Warrior e possuir uma defesa razoável, sendo uma ótima classe. E por último o Monk, a classe preferida pela maioria dos gamers, ele tem a habilidade de atacar duas vezes dando um dano alto, além de possuir ótimas técnicas, não precisar gastar muito dinheiro comprando equipamentos para ele, e possui uma defesa ótima. Após ter escolhido o time que você preferiu, você tem que dar o nome que quiser à eles e assim começar sua aventura!

Menu do jogo.

No jogo, o jogador tem que andar pelas cidades procurando informações para aonde ir, encontrar as dungeons corretamente para pegar o item da missão ou derrotar o guardião que protege o cristal, subir de nível para aguentar os desafios mais à frente e várias outras coisas. Na cidade o jogador tem acesso a vários shops, de itens, armas e armaduras e de magias com o qual ele compra as coisas com a moeda do jogo chamada Gil, que é ganha matando monstros. Na de itens o jogador compra o necessário, como poções para recuperar o HP e outros itens que curam status ruins, como Antidote que cura Poison, Eye Drops que cura Darkness e assim vai. Na de armas e armaduras, o jogador compra os melhores equipamentos se ele possuir o dinheiro necessário, para a sua equipe aguentar os golpes dos monstros mais poderosos. E por último o shop de magia, aonde o jogador compra magias para seus magos, dividida em níveis. Nas dungeons o jogador tem que chegar no final dela para pegar o item necessário ou derrotar o monstro que a domina, pegando báus pelo caminho e entrando em várias batalhas.

Astos, o elfo negro!

O sistema de batalha é bem simples. Cada persongem possui um HP e MP diferente, dependendo da classe, por exemplo Warrior possui muito mais HP que o White Mage, enquanto ele possui muito mais MP. Se um personagem perder todo o HP, ele morre e só pode ser revivido com uma magia de ressureição do White Mage ou com uma Phoenix Down. Existem quatro comandos, sendo um diferente para cada classe. Tem o comando Attack que faz com que o personagem ataque o inimigo (orly?), o comando que é exclusivo para cada classe, como Steal do Thief, White Magic do White Mage e assim vai. Ainda tem o comando de defesa, em que o personagem assume uma postura defensiva o que diminui o dano recebido, um comando para usar itens, outro para mudar de equipamento e o comando run que faz com que a equipe fuja da batalha. Após ganhar uma batalha o time ganha EXP e Gil que servem respectivamente para subir de nível e comprar coisas. Após subir de nível os stats dos personagens melhoram.

Uma batalha.

A trilha sonora do jogo foi composta pelo grande compositor Nobuo Uematsu. A maioria das músicas é a base para várias músicas dos outros jogos da série, mas já que o jogo não tem uma grande história e personagens desenvolvidos, não existem toques dramáticos ou tristes no jogo, possuindo apenas aqueles toques que lembram uma grande aventura.



Final Fantasy I merece ser jogado, por ter sido o jogo que salvou a Square da falência e por ser bem simples, mas desafiante dependendo da versão que você escolher, se for a do NES, a dificuldade vai ser muito alta, mas se for do GBA, vai ser um jogo bem fácil, além dos gráficos que foram inovando a cada remake, possui o sistema de batalha que é utilizado pela maioria dos RPGs, além de ter sido o início das grandes músicas do Nobuo na série Final Fantasy. Recomendado!


PONTUAÇÃO:

Gráficos:8
Som:9
História:6
Gameplay:8
Fator Replay:7

 Nota: 8/10

Imagem Bônus: É muito fácil chegar ao nível 99 nesse jogo e foi o único RPG que eu alcancei o nível máximo, confiram na imagem abaixo.

Nível 99!

0 comentários:

Postar um comentário