Monster Rancher 2

Nome: Monster Rancher 2
Plataforma: PS1, GBA
Gênero: Estratégia, Simulador
Desenvolvedora: Tecmo
Versão Jogada: PS1

A milhares de anos atrás, em tempos imemoriais, Deus criou animais fascinantes para entreter os humanos. Mas os animais começaram a causar o caos, e o Deus aprisionou todas as criaturas em Disc Stones. Agora, o Deus revelou os segredos das Disc Stones para os humanos atuais, e a prática da criação de monstros se popularizou. Você é um treinador novato que, com a ajuda da assistente Coltia, deve treinar um monstro e subir nos rankings dos batalhadores de monstro, até chegar e vencer nos campeonatos da lendária Major 4.




Tela de status de um Hare.

Monster Rancher 2 é um simulador estratégico; você deve criar um entre mais de 500 monstros diferentes, controlando seu treinamento, sua alimentação e até seu tempo de sono, e usá-lo para competir em torneios da liga IMa, ganhando dinheiro e fama no processo. MR2 é um 'bichinho virtual' em escala massiva, basicamente, e a variedade de estilos de jogo e maneiras de treinar seu monstro são as grandes sacadas desse jogo.

Bem, mentira. A grande sacada desse jogo é o modo Disc Shrine. Os monstros tem que vir de algum lugar, certo? Você pode pegar monstros de graça no Shop, mas a seleção é bastante limitada. O modo Disc Shrine é de onde você tirará a maioria dos seus: você coloca um CD qualquer no PS1; música, jogo, tanto faz; e o jogo 'extrai' um monstro daquele CD. A maioria dos CDs dá monstros aleatórios, mas alguns CDs em especial geram monstros raros e específicos, como por exemplo o jogo Devil Dice, que gera uma centopéia composta de vários dados unidos. Testar todos os seus CDs um por um é bem legal, e a expectativa de quando um CD dá certo é imensa.

Com tubarões, macacos e formigas, seu bichinho sofre em Errantry.

Já no jogo própriamente dito, você leva o seu monstro escolhido pro Ranch, e lá você tem várias opções. Você pode treinar vários stats separadamente no Training, ou participar de um treinamento mais intensivo(e caro) conhecido como Errantry. Além disso, você pode participar de batalhas pertencentes ao Rank do seu monstro no menu Battle, e quando seu monstro estiver cansado demais, deixe-o dormir com Rest. No Shop você compra e vende itens, e nos menus paralelos(apertando quadrado) você confere os status do seu monstro, incluindos golpes aprendidos e preferências.

Vale lembrar que todos os monstros tem personalidade; uns gostam de batata, outros de carne. Uns de lutar, outros de Errantry, e por aí vai. Faça muito as vontades dele, e ele pode ficar mimado. Esforçe-o demais sem descanso, e ele pode fugir de casa ou ficar doente. Saber balancear o treinamento é chave para se dar bem em MR2. À medida que o seu monstro sobe nos ranks, novas oportunidades são liberadas, como Errantries e expedições; expedições seguem um estilo Dungeon Crawler, mas são muito difíceis, vá preparado.

Mochi x Hare Wolf. Você ainda vai lutar muito contra esse Leone...

As batalhas no Coliseu seguem um estilo passivo de combate, que lembra um pouco Digimon World. Em uma linha 2D, você movimenta seu monstro com os direcionais. Você tem quatro ataques disponíveis em qualquer momento, um para cada 'distância' entre os dois monstros. Você seleciona o ataque adequado com X e seu monstro realiza ele, mas cuidado; ataques consomem uma barra de Guts, que se enche lentamente, e se seu monstro não for leal a você, ele pode ignorar seus comandos. O combate é simples e se resume a manter o oponente fora da zona de distância do ataque dele que cause mais dano, enquanto você solta o seu mais forte repetidamente.

Os gráfico de Monster Rancher 2 são bons, apesar de não ter lá muito o que ver. Como seu jogo se resume a uma cidade pré-renderizada, um punhado de arenas de batalha, um rancho grande e algumas telas de Errantry, os devs tiveram como caprichar bastante nessas áreas. As texturas são bonitas e os modelos de monstro são legais, mas não espere nada excepcional. As músicas são bem empolgantes, e cada monstro soa bem diferente dos demais, dando uma variedade legal ao jogo. A música que toca na cidade é particularmente 'chiclete'.
Um Skipper dando um rolê pela fazenda.


Com uma vida útil praticamente infinita, MR2 ficará por um bom tempo na sua memória(e no seu console). É um simulador excelente, e desenvolver suas próprias estratégias para criar monstros é muito satisfatório; a grande questão é quanto tempo você aguentará fazer as mesmas coisas, again and again.



PONTUAÇÃO:

Gráficos: 7
Som: 8
História: 5
Gameplay: 9
Fator Replay: 11
Dificuldade: 8
Gotta Catch 'em All: 5


NOTA: 7.6/10

0 comentários:

Postar um comentário