Mirror's Edge

Nome: Mirror's Edge
Plataforma: Xbox 360, PC, PS3
Gênero: Action, FPS
Desenvolvedora: EA Games // DICE
Versão Jogada: Xbox 360

Em uma sociedade utópica e totalitária, os cidadãos são felizes, mas a liberdade deles é completamente condicional; até informação é retida pelo governo. Mas nem todos concordam com essa utopia. Faith é uma Runner, traficantes de informação cujas habilidades de fuga e corrida são lendárias; os telhados da cidade são suas ruas. Quando uma entrega aparentemente normal culmina em uma fuga perigosa de uma emboscada policial, cabe a Faith investigar o que está por trás deste incidente.



Conheça Faith, nossa heroína.

Mirror's Edge é um jogo único, uma mistura de FPS e ação, carinhosamente apelidada de 'Parkour em primeira pessoa'. Mas não pense que você vai ficar pulando muros e se divertindo na praça local; Faith é frequentemente perseguida por policiais competentes e armados até os dentes, e ter de pular de um telhado a outro à mais de 50 andares de altura é corriqueiro na rotina dela. Os controles são bem estranhos a princípio; você movimenta seu personagem e a câmera com as alavancas e pula/agacha com os botões de cima do controle(por exemplo, LB e LT). Faith ainda conta com um botão de ação(i.e abrir portas), um de soco/tiro e um de desarme. É bem dificil se acostumar a pular com LB, mas logo você pega o jeito.

Você geralmente tem que alcançar um lugar ou pessoa nas fases, combatendo ou fugindo dos policiais no caminho, e abusando do cenário para se dar bem. Faith não tem uma barra de HP visível; o hp dela é medido num estilo Call of Duty, com a tela ficando gradativamente vermelha. Ou melhor, nem tão gradativamente assim; Faith é tão frágil quanto ágil.

Olha, sei não, mas acho que dessa ela não sai inteira...

Para cumprir seus objetivos, Faith conta com uma gama de movimentos, incluindo escalar canos, se equilibrar sobre superficies pequenas, correr na parede para alcançar lugares distantes/altos, rolar no chão após grandes saltos para não se quebrar inteira, usar caixas como superfície de apoio para pular... Se um objeto existe no cenário, ele pode ser usado por ela de alguma forma. Exceto na dificuldade Hard, você ainda conta com a Eagle's View; uma espécie de 'sensor' da Faith que colore objetos importantes de vermelho claro, como canos que devem ser subidos ou portas que podem ser abertas. Sem a Eagle's View você ainda consegue achar seu próprio caminho, mas é mais confuso. Nas fases do Story Mode você ainda encontra Runner's Bags, collectibles bem escondidos que servem para liberar achievements; nas áreas onde eles se encontram, você consegue encontrar pichações vermelhas com o símbolo do jogo, te ajudando nas buscas.

Correr pelos telhados idílicos da utopia de Mirror's Edge é fantástico. Os cenários são coloridões e tudo tem um aspecto de muito limpo, ao contrário de tudo hoje que quer dar uma experiência mais 'suja e realista'. Pela visão em primeira pessoa, você realmente sente a emoção de estar pulando de prédios e deslizando sobre telhados inclinados, sem contar os tiroteios frenéticos. O gameplay de ME é extremamente divertido e viciante, apesar de complicado de começo.

Pau, pau, pau no policial! o/ (wat)

Além do modo história, que é relativamente curto, você ainda tem Speedruns e Time Trials. Como o nome indica, nessas fases seu objetivo é passar por todos os checkpoints no menor tempo possível, abusando das habilidades da Faith, mas não se engane; eles são incrivelmente dificeis, e você precisará de precisão milimétrica se quiser fazer 3 estrelas em todas. Speedruns seguem o mesmo principio, mas são fases inteiras do Story Mode ao invés de pedaços de fases.

A história do jogo também é muito legal, lembrando um pouco outras histórias de 'governo totalitário' como 1984 e V for Vendetta. Os personagens são carismáticos, as cutscenes em estilo Cel-Shaded(o mesmo de Sly Cooper, The Simpsons Game e Zelda Wind Waker) são animais, e a história tem mais plot twists do que você pode processar, mas nenhum deles é previsivel. Além de tudo, Faith ainda é bastante carismática.

Os gráficos são deliciosamente coloridos.

Os gráficos do jogo são excelentes, na minha opinião. Os cenários são impecáveis e detalhadíssimos, além de muito bonitos, como citado anteriormente, e os efeitos de luz são simplesmente maravilhosos. Andar pelos cenários idílicos é uma experiência e tanto. Além disso, os modelos inimigos também são legais, e as partes 'visíveis' da Faith são pura perfeição; dá pra ver até a textura da luva dela. Sobre a trilha sonora eu realmente não sei o que comentar. As músicas de fundo são agradáveis, mas nenhuma me chamou a atenção; os efeitos sonoros, principalmente os grunhidos e passos emitidos pela Faith, são ótimos, e a música do ending também é muito climática.

Mirror's Edge não é um jogo pra qualquer um, disso tenho certeza. Muitos vão achar a premissa de 'Parkour FPS' simplória, mas eu garanto: por trás da fachada alegre, existe um jogo denso e agradável, e imperdoavelmente dificil em alguns casos. Recomendado.


PONTUAÇÃO:

Gráficos: 9
Som: 7
História: 8
Gameplay: 10
Fator Replay: 6.5


NOTA: 8.5/10

1 comentários:

  1. Butuca disse...:

    Um ótimo jogo, vale a pena jogar mesmo *--------*

Postar um comentário